A pequena cidade de 32 mil habitantes e um dos núcleos do segmento calçadista em Santa Catarina, lança vários editais de concurso público, com o objetivo de preencher vagas em diversos setores, com salários de até R$ 13.636,72, com o certame sendo organizado pela FURB, havendo prova escrita e em algumas áreas, prova de títulos, além de provas práticas, como para o cargo de motorista.
Os cinco editais, terão como data de início das inscrições, do dia 17 de outubro até o dia 18 de novembro, com vagas reservadas para Pessoas com Deficiências (PcDs), conforme leis regulamentadas.
Edital não possui cota PPP
Uma das grandes disparidades de Santa Catarina, é a não aplicação da cota PPP ,cota para Pessoas Pretas e Pardas, que inclusive possui uma lei federal garantindo a aplicação em concursos públicos, a Lei 15142/2025, que garante um percentual de 30% das vagas, reservadas em concursos.
Porém, os municípios que podem opcionalmente aplicar a regulamentação, não a fazem, com a alegação de que não há lei municipal regulamentando a prática de reserva de vaga, desobrigando a aplicação da regra nas provas públicas.
Mas, em outros estados, a aplicação da cota PPP está sendo realizada, que segundo apoiadores do movimento afro, que há anos luta pela aplicação integral da lei de cota, é uma reparação histórica, diante das injustiças sociais e econômicas que a população afro sofreu desde a escravidão no Brasil, e da disparidade educacional e financeira, enfrentada pela população, que enfrenta desde a discriminação velada, até a dificuldade de conquistar postos de trabalho.
Onde fazer a inscrição?
As informações referentes aos diversos concursos públicos disponibilizados pelo município de São João Batista, estão em https://concursos.furb.br, contendo toda as regras, prazos, e possibilidade de interposição de recursos.
A aplicação de provas de entrada via concurso público nas administrações públicas, vai de encontro as recomendações do TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina), que há anos, busca garantir a continuidade dos serviços públicos, através de servidores efetivos e que tenham independência funcional, para inclusive, denunciar desmandos e eventuais ações de corrupção, dentro das diversas administrações públicas.
O prazo para posse dos cargos, é de dois anos, sendo que os cargos de provimento imediato, devem ser acionados por obrigatoriedade. Os cargos reservas, são de chamamento opcional das administrações públicas.