"Fala, 'Rapeizi'! Beleza?". É com essa saudação descontraída que Thor Cugnier Guenther se apresenta. Morador de Balneário Camboriú, ele é escritor, ilustrador e autista. Sua jornada, que começou em Dubai e o levou aos estúdios da Rede Globo, é uma poderosa demonstração de como a paixão pelo universo criativo pode quebrar barreiras e construir pontes.
Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos dois anos e quatro meses, enquanto sua família vivia nos Emirados Árabes, Thor brinca com a situação: "Não, não, eu não sou filho do Sheik! Eu só morei um tempinho nas terras dele". Essa fase da vida da família é detalhada pela mãe no livro "A história do Thor: um som e um tom para as palavras que não foram ditas".
Enquanto poderia ter desenvolvido interesses comuns a muitos jovens, Thor mergulhou de cabeça em um mundo particular. Em suas redes, ele afirma que gosta mesmo é de animais selvagens, de dinossauros e do mundo da criação, e a paixão é o motor de sua vida. "Eu adoro animações, séries, teatro, desenhos, contação de história, literatura. Ahhh! Esse universo criativo mexe com minha cabeça.", escreveu em seu site pessoal.
Sua paixão pela literatura o transformou em um leitor voraz e fã de grandes mestres como Rudyard Kipling, Júlio Verne, os irmãos Grimm, Monteiro Lobato e Ariano Suassuna. Essa bagagem cultural floresceu em talento próprio. Entre 2015 e 2021, Thor escreveu e ilustrou quatro livros, materializando suas ideias em histórias e desenhos.
O reconhecimento não demorou a chegar. O lançamento de seu primeiro livro o levou a uma participação no programa "Encontro com Fátima Bernardes", na Rede Globo. "Coisa de gente importante, não acha?", comenta com bom humor. A experiência foi marcante, e ele até brinca com a possibilidade de um novo convite: "Bem que ela poderia me chamar de novo! Ops! Pensei fora do balãozinho aqui. Não vai me dizer que você ouviu?".
Dessa forma, Thor acabou virando destaque no Instagram @floripamilgrau, com milhares de visualizações, com um talento sensacional que merece destaque, além de dar o destaque sobre o TEA, tão necessário para a conscientização das pessoas.
Confira um dos posts de sua rede social.