Urussanga, desde o ano passado, está participando do consórcio multifinalitário CINCatarina, que é um consórcio mantido pelos municípios, com o objetivo de realizarem compras em conjunto, trazendo mais economia e possibilidade adquirir mais itens ou serviços que atendam a população.
Desde o seu início, praticamente quase todos os produtos de uso por parte da administração pública, inclusive aqueles direcionados a população, são adquiridos através de consórcio. E não apenas há a vantagem de preços, como a de transparência. O consórcio, possui estruturas adicionais de fiscalização e transparência, e a informatização existente, facilita a participação de diversas empresas interessadas nos processos licitatórios.
Outra vantagem é a agilidade, pois não é mais necessário a preparação de processo licitatório, para a aquisição de produtos e serviços, o que traz ainda mais burocracia para a máquina pública, principalmente com a nova lei de licitações, que tornou-se muito burocrática, e via consórcio, basta apenas solicitar o produto ou serviço solicitado.
Há também outro aspecto interessante: os municípios não apenas compram em conjunto, mas ajudam a estruturar o consórcio, principalmente no levantamento de suas necessidades, com a participação de profissionais técnicos, na elaboração dos editais de licitações realizados pelo consórcio.
O fato bom, é que o uso de consórcios, é um caminho sem volta. A economia de recursos públicos, é visível e para a aquisição de determinados produtos de alto valor agregado, a economia facilmente ultrapassa mais de dez mil reais.