Geral Direitos dos PCDS
Moradores cobram solução para bandeiras Windbanners nas calçadas
Idosos e Pessoas com Deficiência, tem dificuldades de usar calçadas em Urussanga
01/10/2025 20h47
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Redes Sociais/PB

    Informação vinda no WhatsApp da redação, sobre a insistência dos comerciantes localizados no entorno da Praça Anita Garibaldi, e também na Rua Pedro Damiani, rua da CDL e Secretaria de Saúde, tem incomodado os idosos e Pessoas com Deficiência, que usam bengala, andador e cadeiras de rodas.

    Mesmo na tarde de hoje, chuvosa, a reportagem foi até os locais, e constatou de fato, que o hábito de colocar as bandeiras, conhecidas como WindBanners, para fazer publicidade de seu comércio, são usadas, independente da condição do tempo.

Continua após a publicidade

      Ainda mais em condições adversas, como na tarde de hoje, as pessoas além de disputar o pouco espaço disponível com a chuva, precisavam desviar das bandeiras, tarefa quase impossível para as pessoas com dificuldade de locomoção.

Continua após a publicidade

       Situação esta, que foi inclusive tema de assunto em várias ocasiões, dentro da administração pública, quanto a cobranças, tanto por parte dos vereadores, como da população, acerca de um plano de mobilidade efetivo na cidade. 

          Segundo a informação que veio pela rede social, o internauta fez um questionamento crucial, citando a ponte sobre o rio, defronte a prefeitura. Segundo o leitor, quem possui dificuldade de locomoção, seja PcD ou idoso, precisa andar no meio da rua, com o risco de ser atropelado.

    Inclusive no passado, já ocorreu acidentes naquela ponte, e um deles, a vítima bateu com a cabeça no paralelepípedo. 

        A expectativa, segundo fontes ouvidas dentro da gestão pública, é a de que o assunto ganhe a celeridade e devida atenção, uma vez que as políticas voltadas aos idosos e PcDs, estão com políticas públicas em andamento,  desde audiências públicas, e até mesmo adequação, preparando os novos projetos públicos, para total acessibilidade.

         Prefeitura pode multar comerciantes

         Em outras cidades, com políticas extensivas em relação a mobilidade  urbana, os fiscais são orientados a notificar, de forma educativa, num primeiro momento, os comerciantes, para que não utilizem nenhum produto ou objeto que dificulte a passagem dos pedestres. Havendo reincidência, os comerciantes são multados, de acordo com a legislação existente em cada município.