Publicidade

Prefeitura quer autorização para 6 milhões de empréstimos no BADESC

Valor seria para contrapartida do Programa Estrada Boa Rural

Por: Mauro Paes Corrêa
30/09/2025 às 11h12
Prefeitura quer autorização para 6 milhões de empréstimos no BADESC
Foto: Freepik/PB

      Projeto de Lei PE 37/2025, que está em tramitação em regime de urgência na Câmara de Vereadores, solicita a autorização para captação de seis milhões de reais, através de empréstimo, da agência de fomento do BADESC. Os valores, segundo o documento, são para a contrapartida do programa Estrada Boa Rural, projeto capitaneado pelo Governo do Estado, com objetivo de recuperar e manter a qualidade das estradas, neste caso, as rurais.

        Urussanga conta com mais de 500km de estradas de chão, e é um dos maiores municípios da AMREC em termos de extensão territorial, consequentemente, das estradas. E, o custo médio, se a recuperação ou implantação das melhorias nas estradas, são realizadas por asfalto, o custo inicial é a partir de um milhão de reais, e caso a gestão atual opte pelo asfaltamento, seria possível fazer no máximo, 12km de novas vias.

     O governo de Luis Gustavo Cancellier (ex-PP), também fez um grande programa de recuperação asfáltica, implantando ou recuperando mais de 15km de estradas, e segundo o ex-prefeito à época, uma de suas prioridades na campanha, era justamente a recuperação da malha viária, facilitando o escoamento da produção e o incentivo ao turismo.

         No período do ex-prefeito Jair Nandi (PSD), houve um alto volume de captação de emendas parlamentares, que somaram mais de 15 milhões de reais, e que também foram aplicados em obras estruturantes, como recuperação de estradas. 

             O projeto, que está em regime de urgência, depende unicamente da aprovação dos vereadores. E segundo o documento do Projeto de Lei, o município dispõe de garantias, para honrar o contrato. Na gestão anterior de Cancellier, o município de Urussanga, fez o  parcelamento com o FINISA, para alavancar as obras estruturantes.

         

Clique aqui para ver o documento "pl estrada boa.pdf"