Economia Fora da lista
Urussanga é um dos poucos municípios da AMREC a cumprir metas
Metas de arrecadação, foram cumpridas pelo município
03/08/2025 12h03
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Freepik/PB

     Todos os anos, os municípios precisam fazer um planejamento atual, para organizar seus objetivos sociais e financeiros ,e Urussanga, é um dos poucos municípios da região a cumprir o planejado, em relação a metas de arrecadação. Quem afirma isso, são os órgãos fiscalizadores de controle, assim como o TCE/SC, e a cidade, diferentemente de outros municípios, conseguiu cumprir a meta de arrecadação, na primeira medição de 2025.

      A conquista, em parte, se dá pela firmeza do setor de Tributos, coordenado pelo por Rangel De Lorenzi, e na procuradoria do município, que tem o Dr. Izo Cadorin, como procurador efetivo do município, há cinco anos. No próprio portal da transparência, é possível buscar dados que comprovam que o ajuizamento de cobranças de inadimplentes, e o REFIS organizado pelo município, vêm trazendo bons resultados.

Continua após a publicidade

          Em grande parte dos municípios, assim como Urussanga, se todos os débitos cobrados dos inadimplentes fossem pagos, seria possível quitar no mínimo, uma folha de pagamento cheia, e até mesmo uma folha integral, mais parte do décimo terceiro salário, uma vez que o pagamento de salários, impacta fortemente nas finanças do município.

Continua após a publicidade

          O cenário a longo prazo, em relação a saúde das finanças do município, será totalmente conhecida no final do ano, com o fechamento contábil, que deve ser entregue até março do ano posterior, permitindo, caso confirme a arrecadação positiva do município ,realizar mais serviços públicos.

           Somente 5% dos valores recebidos pelos municípios, em sua grande maioria, são de livre uso. Demais valores, já tem "carimbo", destinação, seja por leis, ou normativas de diferentes esferas.