Urussanga Desfile do Ritorno
Desfile, marca feriado de Urussanga e os 150 anos da colonização italiana
Famílias, Associações e escolas, abrilhantaram o desfile
26/05/2025 09h35
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Mauro Paes Corrêa/PB

         Brasil e Itália, se encontram nos 147 anos de Urussanga, que foi fundada em 1878, e os 150 anos da colonização italiana, foram comemorados com muita alegria e ampla participação da sociedade, com desfile organizado pela Prefeitura Municipal de Urussanga, com a colaboração de diversas secretarias, como a Cultura, Educação e Esporte.

      A participação, desde crianças , até idosos, além de representantes de outras etnias, fundamentais para o desenvolvimento de Urussanga, como os índios , alemães, poloneses, além dos portugueses, deram o tom ao desfile, que ocupou grande parte da Avenida Getúlio Vargas, passando pela Praça Anita Garibaldi.

Continua após a publicidade

           O dia, iniciou às 6 horas da manhã, com o repique festivo, o badalar dos sinos, que era possível ouvir em parte da área central de Urussanga, uma vez que os sinos da Igreja Matriz, foram tocados por mais de cinco minutos.

Continua após a publicidade

           O desfile, marca de forma oficial, o início do Ritorno Alle Origini, ou Retorno às Origens, festa local de Urussanga, que a cada ano, tem conquistado mais turistas, que vivem uma experiência de imersão nas origens da cidade, uma das primeiras da região sul a receber colonos italianos, em busca de uma vida melhor. 

           O ponto alto da semana, será a festa, que ocorrerá no Parque Municipal Ado Cassetari, anteriormente conhecido como Retiro Pamir, renomeado em razão do grande empenho do ex-prefeito Ado Cassetari.