O Ruvidar, é uma formulação medicamentosa desenvolvida pela Theralase Technologies Inc. que apresentou resultados promissores no tratamento do Vírus Herpes Simplex Tipo 1 (HSV-1). Estudos pré-clínicos indicam que o Ruvidar é mais eficaz do que os tratamentos padrão aprovados pela FDA, como o Aciclovir e Abreva, na destruição do HSV-1. Notavelmente, enquanto o Aciclovir não consegue impedir a replicação do HSV-1 quando administrado um dia após a infecção, o Ruvidar foi capaz de reduzir a replicação do HSV-1 em dez milhões de vezes nas mesmas condições. Isso sugere que o Ruvidar pode ser altamente eficaz mesmo em pacientes com infecção pré-existente por HSV-1.
Inicialmente, o Ruvidar foi pesquisado por seus efeitos potentes na destruição de células cancerígenas, vírus e bactérias. Seu efeito é ainda mais potencializado por ativação por luz, radiação, som ou outros medicamentos. Essa versatilidade destaca o Ruvidar como um agente terapêutico promissor.
A Theralase está atualmente buscando parceiros ou oportunidades de licenciamento para desenvolver o Ruvidar como tratamento tópico e oral para a prevenção e tratamento do herpes simplex, e a aprovação do medicamento, pode levar até sete anos, uma vez que o Ruvidar age com espectro de luz, e o consumo tópico e oral, são alvos prioritários nos tratamentos atuais, para diminuir a reincidência do vírus do Herpes, mecanismo utilizado pelo Aciclovir, principal retroviral contra o vírus HSV-1 e HSV-2.
A eficácia contra diversas linhagens do vírus do Herpes, poderá ser observada quando o medicamento for aperfeiçoado, e em relação a terapia medicamentosas, é o maior avanço dos últimos 30 anos, além das diferentes pesquisas com o objetivo de criar uma vacina terapêutica ou que elimine o vírus do Herpes, definitivamente do corpo.