Tecnologia Furtos
Furtos de fios de cobre continuam
Vários telefones estão sem funcionar, em Urussanga
06/04/2024 15h03
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Freepik

     A operadora de telefonia que atua há mais de trinta anos, tem sofrido com furtos de fios de cobre, que inclusive atingem Urussanga. Na área central por exemplo, foi constatado por parte do técnico terceirizado da empresa telefônica, o furto de cobre em ruas laterais ao Parque Ado Cassetari.

    "Fui fazer manutenção em um telefone que estava mudo e vários metros simplesmente sumiram", diz o técnico que atua na região.Além de afetar os clientes da operadora, os furtos constantes parecem ser feitos na "calada da noite". Praticamente sem testemunhas, fios somem em várias localidades da cidade.

       Alguns clientes estão optando por cancelar o telefone fixo e optar somente pelo celular, o que causa preocupação para quem possui familiar idoso. "É uma garantia a menos que temos em casa, pois o telefone fixo é a primeira opção para pedir socorro", diz uma moradora da rua Minerasil, próximo ao parque.

      Crime impune

       O ato têm se tornado tão corriqueiro que a operadora nem se dá ao trabalho de realizar boletim de ocorrência, o que prejudica as investigações policiais, pois a polícia somente age se há o início de investigação com o registro por parte da vítima, neste caso, o consumidor.

      Porém em algumas cidades, quadrilhas estão sendo presas praticando principalmente o comércio de cobre, contemplando a investigação de receptadores. Os consumidores que forem prejudicados com este tipo de ação, podem a partir da conversa com o técnico de telefonia que identifica o problema, abrir um boletim de ocorrência para que as autoridades policiais possam investigar este tipo de crime.