A bela camisa do UFC e os adesivos em dezenas de carros de Urussanga, demonstram que o passado ainda é forte na vida dos urussanguenses, principalmente quando o assunto é futebol. Além do resgate histórico, feito por jornais impressos e alguns materiais audiovisuais, é indispensável que alguém escreva um livro sobre o Urussanga Futebol Clube, da mesma forma que temos bons livros sobre o Cricíuma e o Hercício Luz, citando os dois times como referência da região.
Para a cidade, o UFC e outros times que atuaram no período, caracterizaram uma época de ouro para a cidade, não apenas no esporte, mas também no desenvolvimento econômico que o carvão trouxe até a década de 90, onde parte dos times eram formados por mineiros que exercitavam seus talentos futebolísticos.
O resgate mais atual da história, está no site do UFC , - https://www.urussangafc.com.br/ - que faz um resgate através da linha do tempo, dos principais acontecimentos do time.
Para que um livro aconteça, é indispensável realizar uma pesquisa história e com entrevistas, o que leva tempo, e uma das principais dificuldades é obter estas informações que quanto mais o tempo passa, sofrem a ação do tempo, principalmente as fotografias. Porém, um passarinho me contou, como diria o poeta para informar uma novidade que recebe em primeira mão, de que há um escritor trabalhando no projeto, há pelo menos dez anos. Esperamos que o livro saia e honre o UFC como ele merece, diante de tanto protagonismo exibido no passado. Atualmente, o time possui uma equipe de veteranos, com o apoio de diversos patrocinadores locais.