Blog Fraude no INSS
Não, a culpa não é do Bolsonaro, nem de Lula
É necessário punição exemplar para os fraudadores
11/05/2025 10h49
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Agência EBC/Arquivo

    A fraude do INSS só tem um culpado: os fraudadores, que ao longo de anos, fraudaram milhares de idosos e pensionistas, em um esquema muito bem articulado, que inclusive demorou para ser descoberto, e que até agora, tanto a polícia, quanto a justiça, não demonstraram de forma efetiva o desejo de uma punição exemplar para os fraudadores.

      E, antes de mais nada, a culpa não é do Bolsonaro, nem de Lula. A culpa é de quem tem a sanha, o desejo exagerado em furtar, roubar e tirar vantagem dos brasileiros, a todo o momento. E é justamente a sensação de impunidade, que marca mais uma vez, assim como em outros escândalos nacionais, a certeza dos corruptos em insistir em continuar a colocar a mão no dinheiro público, neste caso, dos dependentes do INSS.

Continua após a publicidade

      Mas, o governo não deve ressarcir a população com o dinheiro público: deve recuperar todo o dinheiro desviado, uma vez que o trabalho de inteligência da PF nunca foi ruim, principalmente quando tiram o viés político de uma investigação (que deveria ocorrer sempre), quanto ao rastreio de tudo aquilo que foi desviado. Mesmo que demore, o dinheiro precisa voltar para as vítimas de um crime, que quanto mais se investiga, mais traz surpresas em relação aos envolvidos.

Continua após a publicidade

      Em Urussanga, além do dano sofrido por vários aposentados da cidade, a própria associação dos aposentados, a AAPIU, se vê prejudicada, uma vez que é uma das poucas associações que desconta os valores, com fins legítimos, trazendo um duplo prejuízo, tanto para os associados, que ficarão sem os serviços ofertados, com a disponibilização de consultas médicas, assessoria jurídica e dentista, assim como descontos em clínicas e hospitais.

     Definitivamente, o povo não merece pagar mais uma conta, não pela falha do sistema, mas pela astúcia desenfreada pelo dinheiro alheio.