Urussanga Conselhos Municipais
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, planeja ações
Melhorias em acessibilidade, e rede de acolhimento, foram pautas da última reunião
11/05/2025 09h13
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Arquivo/PMU

    Desde 2024, com a nomeação pelo ex-prefeito Jair Nandi (PSD), como Coordenadora dos Conselhos Municipais, de Maria Alice Júlio Batista, nomeação esta mantida pela atual prefeita Stela Maris Talamini (MDB), principalmente pelo amplo conhecimento da servidora pública nas diferentes causas do município, diversos conselhos foram reativados.

      Um dos grandes desafios destes conselhos, é a participação efetiva da sociedade, uma vez que o trabalho é voluntário, e a necessidade de quorum para a aprovação de novas resoluções é essencial, e muitas vezes, diversas ações no município, ficam pausadas pela ausência da participação popular.

      Um dos conselhos mais ativos, é o Conselho da Pessoa com Deficiência, que possui representatividade efetiva, com a participação do setor governamental, e da comunidade, com diversos PCDs (Pessoas com Deficiência), participando deste colegiado.

    Uma das pautas, é a questão da mobilidade na área central de Urussanga, que atualmente é prejudicada pela presença de postes, windbanners, ausência de pisos demarcados para pessoas com deficiência visual ou motora, e principalmente, a ausência do poder público no engajamento da causa, inclusive com a ausência de acessibilidade efetiva tanto na Prefeitura, como na Câmara de Vereadores.

     Inclusive sobre esta questão, um ofício foi enviado pelo conselho ao Gabinete da Prefeita, que em sua resposta, afirmou que a gestão está engajada na causa da Pessoa com Deficiência, em todos os aspectos.

     O Conselho , organizará após as duas principais conferências sobre a Pessoa com Deficiência, a nacional e estadual, a sua própria conferência, uma vez que é necessário conhecer as pautas destes eventos, para a discussão municipal.

        As reuniões do conselho, ocorrem mensalmente, na Secretaria de Assistência Social, e Urussanga conta com mais de 300 PCDs, que necessitam de maior inclusão.