Como forma de complementar o acesso da população a alertas de emergência, a Defesa Civil Nacional, implantou já em 2024, a tecnologia Cell Broadcast, que permite em redes 4G e 5G, disparar um alerta sonoro em casos de emergência para a população de uma determinada área, inclusive áreas de risco, o que permite garantir a proteção das pessoas, em situações adversas.
Muitos moradores do Sul de Santa Catarina, em especial Jaguaruna e Laguna, que sofreram com uma chuva rápida e intensa na manhã do dia 10 de Abril, foram surpreendidos pelo alerta. "Imaginei que fosse um vírus", disse uma moradora de Laguna, ao relatar a sua primeira experiência com o sinal de alerta.
A mensagem, é disparada a partir de uma central da Defesa Civil, abrangendo toda a área de cobertura móvel de uma localidade, bastando que o celular esteja ligado, sem a necessidade de qualquer instalação adicional ou configuração.
Porém, ainda que seja uma tecnologia recente, falta por parte do Governo, seja Federal, Estadual ou Municipal, uma maior conscientização sobre este importante meio de alerta, comum há alguns anos, em outros países, mas que somente em 2024, começou a ser adotado no Brasil.