O fim de tarde para o urussanguense, no dia 19 de dezembro, foi caótico, com a queda geral de energia no centro da cidade, que ocasionou até mesmo o acionamento dos bombeiros, para atendimento de pessoa presa em elevador. O blackout, que durou duas horas, prejudicou o comércio e somente poucos estabelecimentos comerciais, conseguiram atender com luzes sobressalentes ou geradores, como foi o caso de alguns supermercados da área central.
A interrupção de energia, não afetou o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que manteve seus serviços e atendimentos operacionais, e a equipe do Portal Benedetta, foi até o centro de saúde da cidade, avaliar a situação.
O grande transtorno, porém, foi a queda dos serviços telefônicos, pois nem a operadora TIM e VIVO, estavam operacionais e a Claro, eventualmente pegava. O que significa, que as estruturas das operadoras de telefonia móvel, não possuem estrutura sobressalente de energia elétrica, conhecidas como nobreaks. A situação inclusive, tem se repetido na cidade, com as poucas vezes neste ano, em que houve falta de luz.
Falta de luz, afetou outras cidades
Algumas cooperativas de energia elétrica, informaram a queda da energia em suas cidades, e segundo um dos comunicados, a queda se deu em razão da proteção do sistema de transmissão de energia elétrica. O restabelecimento, tanto em Urussanga como em outras cidades, foi somente à partir das vinte horas e trinta minutos, aproximadamente.