Publicidade

Escritor de Siderópolis, lança segundo livro

Dilson Antônio Piovesan, é autor do livro República da Zófa

Por: Mauro Paes Corrêa
23/11/2024 às 08h25 Atualizada em 23/11/2024 às 08h48
Escritor de Siderópolis, lança segundo livro
Foto: Redes Sociais/PB

     O escritor Dilson Antônio Piovesan, nascido em Siderópolis, quando pertencia a Urussanga, e residente em Tubarão há muitos anos, irá lançar no dia 28 de novembro, às 20h, na Sociedade Recreativa Sul Catarinense, seu segundo livro, o República da Zófa.

       O bairro de Oficinas, em Tubarão, é carinhosamente conhecido como Zófa, e como todo bairro de médio porte em cidades com até 60 mil habitantes, que predominava na cidade, durante as décadas de 60 e 70, era comum vizinhos e amigos, encontrarem-se nas ruas do bairro, cuja vida social e religiosa, estava centralizada Paróquia São José, com sua beleza arquitetônica e ampla praça, frequentemente utilizada pelos moradores.

Continua após a publicidade
Anúncio

        O livro, traz informações  históricas, curiosidades e relatos dos moradores que viveram ou vivem até os dias de hoje, no bairro da Zófa, com a mesma fluidez que Dilson escreveu o seu primeiro livro, Classe 1955 - A coragem que salvou vidas - Os verdadeiros heróis de 1974.

Continua após a publicidade
Anúncio

        Livro de 1974, é referência sobre a história de Tubarão e a participação do Exército na grande enchente

       O primeiro livro de Piovesan, traz uma riqueza de detalhes, que complementam os outros livros históricos sobre a história de Tubarão, e principalmente, em relação ao evento que abalou os tubaronenses, com um saldo trágico de 199 mortos: a enchente de 1974. Com depoimentos, figuras ilustrativas desenhadas à mão, fotos inéditas e relato de participantes do exército, no salvamento e atendimento ao povo tubaronense, a obra tornou-se leitura indispensável para compreender com detalhes, a história da Cidade Azul, cortada pelo Rio Tubarão.

         Para a confirmação de presença no lançamento do livro, é necessário fazer a confirmação através do telefone e WhatsApp 48 98486 8060, e ambos os livros, podem ser adquiridos posteriormente, neste mesmo número.

       Sobre o autor

        Depois de uma cirurgia de alto risco, o escritor de 69 anos, iniciou a criação do seu primeiro livro, buscando encontrar militares que participaram do trabalho de salvamento e ajuda a população tubaronense ,em 1974, principalmente por ter sido o organizador principal de um dos primeiros eventos que reuniram a Classe de 1955 em um bar que Piovesan era proprietário, o Bar dos Amigos, que estava localizado na Rua São José, no centro de Tubarão.

         Piovesan, foi um dos soldados que participaram do salvamento de dezenas de pessoas e um dos responsáveis por zelar pelo helicóptero que ficava de prontidão na Praça da Catedral, e atuou no salvamento de desabrigados, nas operações aéreas.

         

Foto