Urussanga Trânsito
Retirada de semáforos, não resolveu problema do trânsito
Principal área afetada, a Rua Barão do Rio Branco, tem horário de pico
23/11/2024 08h02
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Google Maps

     A tentativa de minimizar o impacto do trânsito na área central, com o uso de semáforos, não agradou diversos moradores, e na gestão Luis Gustavo Cancellier, eles foram removidos, trazendo fluidez no trânsito somente nos horários em que não há entrada e saída dos estudantes, principalmente às 17 horas da tarde.

        Porém, os engarrafamentos próximo das escolas, e principalmente nas imediações da Escola Barão do Rio Branco, testa a paciência dos condutores, com a fila dos automóveis muitas vezes, chegando até mesmo próximo do Supermercado Althoff, trazendo uma lentidão de até 15 minutos, para que o motorista chegue ao centro da cidade.

       Alterações de trânsito, podem ser testadas

      Em situação similar, a cidade de Tubarão ,criou um sistema de binários ou transformou algumas ruas em mão única, como mão dupla, sendo que na saída das escolas, o trabalho de acompanhamento dos estudantes, é feito pela Polícia Militar, ou o agente de segurança contratado pelo Estado, para monitorar a faixa de pedestres, pois o fluxo intenso ocorre em média 15 minutos antes e 15 minutos depois.

      Uma das opções que podem ser testadas, é a eliminação da mão dupla da Rua Vidal Ramos, local onde está a Escola Barão do Rio Branco, ou criar rotas alternativas para a fluidez do trânsito.

       Porém, há uma alternativa mais moderna, a dos semáforos automáticos, que além de regular o fluxo, podem ser ativados somente nos horários de pico, pois Urussanga não tem guarda municipal ou uma Diretoria de Trânsito com agentes específicos, para auxiliar nestes assuntos.