Política Bolsonaro preso?
Bolsonaro pode ser preso?
Chances são mínimas, mas existem
22/11/2024 17h12
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: : Isac Nobrega/SECOM

      A operação da Polícia Federal, que culminou com o indiciamento do ex-presidente e vários outros suspeitos de ter participado de uma trama, com o objetivo de inviabilizar a posso do presidente Luis Inácio Lula da Silva, trouxe vários questionamentos a tona, mas o principal, é sobre a possibilidade de Bolsonaro, ser preso.

     Para que Bolsonaro seja preso, são necessárias provas robustas e ainda que haja a citação do ex-presidente em qualquer delação premiada, esta precisa ser reforçada por provas, sejam digitais ou físicas, da participação do ex-presidente, na trama golpista. 

       A suspeita, de que Bolsonaro estava no mesmo local em que foi confeccionada a minuta do golpe, ou até mesmo no local onde tenha sido impressa, precisará de provas mais fortes. Em um primeiro momento, nada liga materialmente, o ex-presidente, ao grupo que foi preso, ou indiciado de forma direta, ou indireta, como os "kids pretos", que agiam sob a ação de outras pessoas, que ainda que tivessem algum tipo de relacionamento hierárquico com Bolsonaro, sem provas concretas, dificilmente por estas acusações, Bolsonaro será preso.

       Agora, se houver ligação material ao escândalo que abalou Brasília, e repercurtiu na imprensa internacional, sobre os fatos ocorridos, com Jair Bolsonaro, tanto o STF ou até mesmo o TSE, dependendo do rumo que as ações posteriores tomarem, dificilmente o ex-presidente escapa de uma condenação.

       Principalmente pelo fato de que a prisão do ex-presidente Bolsonaro, ser um assunto sensível e uma prisão prematura, dividiaria ainda mais o Brasil, que desde 2018, se encontra polarizado e a eventual indignação de diferentes segmentos, inclusive de políticos como Donald Trump, somente serão amainadas se de fato, as provas forem incontestáveis.