As fortes chuvas previstas nos modelos meteorológicos existentes, em especial nos modelos ECMWF, GFS e WRF, preveem chuvas intensas na região sul do Brasil. Urussanga está na rota do tempo atípico nesta semana, com intensificação das chuvas iniciando na terça-feira (19/11) e se estendendo até sábado (23/11), com precipitação acima da média e riscos de deslizamento; dependendo do local, pode haver também transbordamento de rios.
Mesmo com parte dos rios recebendo atenção no meio do ano após um trabalho intenso por parte da Defesa Civil de Urussanga em parceria com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, se o volume for muito acima do projetado ou se ocorrer uma chuva intensa, os rios da cidade podem sofrer. Isso é especialmente preocupante na região central, próximo ao Banco do Brasil e nos arredores da Lavação do Catâneo, que nas últimas grandes chuvas sofreu sério risco de ter toda a sua estrutura comprometida.
Porém, a Defesa Civil de Urussanga e outros órgãos de auxílio ao cidadão estão em alerta para atender à população a qualquer instante. Para entrar em contato com a Defesa Civil, basta ligar ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o telefone 48 99935-6591. Ambos os canais estão disponíveis 24 horas por dia.