Nesta segunda-feira, 11 de novembro, a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), lançou uma operação que resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão e na detenção temporária de três indivíduos. Eles são suspeitos de envolvimento em uma organização criminosa, falsidade ideológica e furto qualificado, relacionados ao roubo de uma carga de 27,5 toneladas de polietileno, avaliada em cerca de R$ 200 mil.
A operação contou com o apoio da Delegacia de Repressão ao Racismo e aos Delitos de Intolerância da DEIC/PCSC e da Polícia Civil do Paraná, especificamente do DENARC em Londrina. As ordens judiciais foram executadas nas cidades paranaenses de Londrina e Jataizinho.
Os suspeitos, que estavam cadastrados em uma plataforma para contratação de serviços de frete, foram contratados para transportar a mercadoria. No entanto, após retirarem a carga do depósito, desviaram-se do caminho para o destino final em São Paulo e se dirigiram a Londrina, onde realizaram o transbordo da carga. Posteriormente, registraram um boletim de ocorrência falso relatando um suposto roubo.
O crime ocorreu em agosto de 2023 e investigações indicam que os suspeitos podem ter utilizado esse mesmo método em outras situações, resultando em perdas significativas para os proprietários das mercadorias subtraídas em diversas regiões do Brasil.Durante a operação, um celular pertencente a um dos alvos foi apreendido e será analisado para elucidar mais detalhes sobre as atividades criminosas investigadas.