Cidades CAPAG
Pedras Grandes, Nova Veneza e Forquilhinha são as únicas cidades com nota A no CAPAG
Capacidade de Pagamento das cidades, é referência na região
11/11/2024 20h38 Atualizada há 1 mês
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Freepik/PB

      O prefeitos Agnaldo Philippi (PP), Rogério Frigo (PSDB) e Neguinho (PSD), podem comemorar mais um feito de suas administrações. Isso, pelo fato de que os municípios de Pedras Grandes, Nova Veneza e Forquilhinha, foram reconhecidos pelo Tesouro Nacional, através dos indicadores de Capacidade de Pagamento (CAPAG), como nota A, nota máxima para os indicadores de confiança, em uma administração pública.

           Nos indicadores, o que chama a atenção são as reservas de caixa, e o baixo endividamento, indicadores estes, similares ao de Urussanga, com apenas 10,48%, o que permite contrair empréstimos, se necessário, para agilizar o progresso da cidade.

           Tubarão e Cricíuma, não têm nota A

          Situação adversa, é vivenciada pelos dois municípios principais da região Sul Catarinense. Tubarão, possui um indicador C, com problemas em relação a despesa e reserva de caixa, o que possivelmente, pode trazer impactos para o próximo prefeito, Estener Soratto Júnior (PL), que precisará trabalhar na melhoria do indicador, que é utilizado, além do estudo financeiro da administração pública municipal ,também para a obtenção de recursos.

          Cricíuma, vive uma situação mais favorável, com nota B, com saldo positivo de 2,34%, como reserva de caixa. O próximo prefeito Vaguinho (PSD), pode encontrar certas dificuldades, mas em um cenário menos dramático, que o de Tubarão.

         As outras cidades da região da AMREC, possuem nota B.