Com uma contribuição total de 42% na constituição do PIB em Urussanga, as indústrias, em especial de alumínio, cerâmica e plástico, fazem a grande diferença na Benedetta. É o que diz o PDESAMREC (Plano de Desenvolvimento Econômico da AMREC), elaborado em parceria com a UNESC e que traz informações indispensáveis para a formação de políticas públicas, com o objetivo de ampliar o parque industrial da cidade.
Outro indicador importante, é a segunda média salarial em relação aos salários de colaboradores da indústria, que perde somente para Treviso. O indicador é preciso, inclusive pela alta absorção, tanto de mão de obra na produção, quanto especialistas nas diversas áreas industriais, que quase sempre, são trabalhadores de outras cidades, e estados.
No quesito Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) , que é composto ´pelas dimensões sociocultural, ambiental, econômica e político institucional, o Município de Urussanga está em 4º lugar em relação aos demais municípios da Amrec, apresentando um IDMS médio (0,669), desempenho superior à média regional e à de Santa Catarina.
Indicadores estes, inclusive que reforçam a necessidade da contínua participação da administração pública, principalmente pela última medição do PIB ter batido 1,1 bilhão de reais, na projeção para 2023, um considerável aumento, mesmo sem uma área industrial em pleno funcionamento.