No início da semana, a DMA, que também abriga o COMBEA, recebeu uma denúncia suposto de abandono de animais, na localidade de São Pedro, em Urussanga, e ela foi postada no Instagram do Conselho do Bem Estar Animal. A denúncia, que foi enviada por um morador, participante da Rede de Vizinhos, foi motivada a partir de fotos de uma mulher, em um veículo branco, que realizou o abandono em uma vía pública.
A foto do suposto abandono, rapidamente repercurtiu nas redes sociais, gerando indignação de moradores e simpatizantes da causa animal, em Urussanga.
Rede de Vizinhos, foi fundamental na denúncia
Graças a atuação da Rede de Vizinhos, organizada pela Polícia Militar de Santa Catarina, envolvendo a comunidade e a PM, permite que vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.
Na denúncia do suposto abandono, a Rede foi fundamental, pois o atendimento a este tipo de estratégia, é priorizada pelos entes públicos, como é feito pela Prefeitura de Urussanga, os setores e os departamentos à ela, ligados.
Abandono de animais, é crime
A Lei Federal 9605/98, traz uma série de penalidades para quem abandona e maltrata animais, com penas de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e proibição de ter animais de estimação. Além disso, a pena é aumentada de um sexto a um terço, se o animal abandonado morrer como consequência do crime.
É importante lembrar que o abandono de animais pode ser caracterizado também, por:
Além disso, a lei Federal 14064/20, aumentou a pena para maus tratos contra cães e gatos.
As denúncias relacionadas ao bem estar animal, podem ser feitas através do telefone 48 34651188, por e-mail, através do dma@urussanga.sc.gov.br e pelo Instagram @combeaurussanga.