Inovação e entrega de soluções para a comunidade escolar e para a cidade, foram as idelizações dos estudantes das escolas participantes do Curso de Qualificação Profissional Básica, ofertado em parceria com a FIESC/SENAI e Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, em duas instituições educacionais de Urussanga, a Escola Caetano Bez Batti e Barão do Rio Branco.
Desde março, quando os estudantes iniciaram as aulas, houve a escolha de dois projetos que já estão operacionais e entregues para a comunidade: por parte da Escola Caetano Bez Batti, foi o site da escola, contendo todas as informações essenciais para pais, estudantes e a equipe escolar. Já os estudantes do Barão do Rio Branco, optaram por desenvolver um sistema de gerenciamento de animais de estimação para o COMBEA agilizando o cadastro dos animais e o histórico de atendimentos dos animais, permitindo que o Departamento do Meio Ambiente de Urussanga, responsável pela aplicação das políticas públicas relacionadas a causa animal, fizessem o uso da ferramenta lançada hoje (08).
Formaturas contaram com a participação de convidados
O primeiro evento, realizado na Escola Caetano Bez Batti, no dia 02 de Outubro, contou com a presença da direção escolar, representantes do SENAI, que presenciaram a apresentação do site escolar, conhecendo suas funcionalidades e o desafios do projeto. Segundo o diretor Márcio Lucas da Cruz, a apresentação dos estudantes superou as expectativas, demonstrando que a oferta de novos cursos em Urussanga, e principalmente, a entrega do site escolar, deixaram um legado que será valorizado pelos futuros estudantes e pela comunidade da Estação, onde está localizada a escola.
Em relação a formatura da Escola Barão do Rio Branco, contou com a presença de representantes do COMBEA, Departamento de Meio Ambiente, estudantes universitários, os formandos e convidados. Após a apresentação do sistema, que faz a gestão e permite o cadastro de animais por parte dos proprietários, o representante da DMA, Henrique Preve, destacou a importância por parte dos alunos, da escolha de desenvolver um sistema especializado na causa animal.
"Foi uma escolha louvável, que demonstra a preocupação dos estudantes com a causa animal, e principalmente, se unindo para disponibilizar um sistema extremamente útil para o COMBEA", afirma Preve.
A representante do SENAI, Izamara Fabre, destacou a importância da parceria entre estudantes, direção e a experiência da instituição na oferta dos cursos, contemplando 28 turmas em 25 escolas na região Sul de Santa Catarina, em especial, AMREC e AMESC, com o foco na oferta de cursos de qualificação profissional na área de tecnologia.
Urussanga manteve a maior retenção de alunos
Em relação ao índice de desistências, Urussanga foi a cidade que menos teve a maior retenção de estudantes, principalmente pelo fato de que o professor responsável pelas turmas, Mauro Paes Corrêa, sugeriu que os estudantes ao final do curso, buscassem entregar soluções para a comunidade, o que acabou se concretizando.
Aproximadamente 30 alunos, à partir de hoje, estão aptos ao mercado de trabalho, e poderão ser contratados como estagiários ou auxiliares nas mais diversas áreas. A idade média dos alunos, é de 16 anos, sendo o mais jovem, com 14 anos. Os formandos, são estudantes do ensino médio, das respectivas escolas.
Acesso ao público
Ambas as soluções estão operacionais, sendo que o site da Escola Caetano Bez Batti, pode ser acessado neste link ou através do site https://escolacaetano.com.br e o sistema do COMBEA, será liberado ao público nos próximos dias, após o treinamento da equipe do COMBEA e DMA, para o uso da ferramenta desenvolvida pelos estudantes.