Cultura Restaurantes
Onde encontrar um restaurante aberto no domingo, em Urussanga?
Após um ano da primeira reportagem, cenário não mudou
21/06/2024 07h09 Atualizada há 4 meses
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Mauro Paes Corrêa/PB/IA MS

     Insatisfação pernanece entre nativos e turistas que visitam em Urussanga, pela ausência de um restaurante aberto aos domingos, na área central da cidade. A única opção, inclusive muito concorrida, é um restaurante localizado na SC-108, que mantêm a tradição de abrir aos domingos, e algumas vinícolas, que inclusive são ponto de passagem para os passeios de trens.

     Porém, opções como no passado, principalmente com o saudoso San Gennaro, localizado no parque e que era uma opção certa para turistas, que poderiam almoçar e observar a linda paisagem do Parque Ado Cassetari, em Urussanga, era uma combinação garantida de conhecer as tradições, a cultura e a culinária da cidade, em um único dia.

      Para os empreendedores, o cenário traz duas situações: a primeira, a de que os aluguéis no centro da cidade, principalmente em um local, estão caros. A segunda, é que há interesse no uso do San Gennaro, mas o mesmo ainda não foi totalmente finalizado da reforma que está recebendo, o que o liberaria, caso seja do interesse para administração pública, de uma eventual licitação para exploração daquele lugar.

       Terceira opção, seria a possibilidade de uma associação talvez abrir o local aos domingos, e fazer parcerias com guias turísticos, e investir em publicidade para a população, fazendo com que conheça o empreendimento.

         Mas, de qualquer forma, é indispensável que a cidade tenha mais opções gastronômicas, principalmente considerando o fato de que o PIB da cidade, por pessoa, é ao menos dez mil reais acima de Jaguaruna , a titulo de comparação e lá, mesmo na área central, há no mínimo dois restaurantes familiares, abertos aos domingos, inclusive no inverno.

              Confira a lista dos restaurantes que abrem aos domingos

              Somente um restaurante, o Piatto D'Oro, está na área central. Os demais (da lista), estão na área rural, ou produtora de vinhos, em especial o Goethe. Confira a lista e disponibilidade:

 

Piatto D’Oro (todos os domingos)
Cappo Del Mondo (necessita de confirmação)
Vigna Mazon (sob reserva ou eventos)
Nonno Lauro (ultimo domingo do mes)
Vinicola Trevisol (1x ao mês)
Giardinetto(sob reserva)