Duas surpresas indigestas, para o motorista que precisa trafegar nas praças de pedágio abrangidas pela Arteris Litoral Sul. A primeira, é a de que foi autorizada a reajustas suas tarifas pela ANTT, através da Deliberação 133/2024, publicada no Diário Oficial do dia 28 de maio, trazendo ainda mais custos para quem precisa das rodovias pedagiadas.
A segunda é a morosidade em relação ao problema do Morro dos Cavalos. As chuvas deste ano, e a tragédia do Rio Grande do Sul, reacenderam grande preocupação não apenas por parte dos usuários das rodovias, mas também das forças públicas e entidades representativas da região sul, pois a BR 101 Sul, é grande escoadoura da produção de produtos e alimentos, dos três estados sulistas.
O reajuste, baseado no IPCA, busca justificar um reequilíbrio de preços no período, além de compensar o investimento em novos radares e o passivo do km 668 da BR-376.
O grande problema, é que riscos inesperados com o Morro dos Cavalos, continua. E a melhor solução, é a construção do Túnel, que trará mais segurança e impedirá a interrupção do fluxo de veículos naquela região.