°C °C
Publicidade

Em 2023 e 2024, Urussanga teve recuperação nas vagas de emprego

Na contramão, salários perdem poder de compra

30/04/2024 às 05h46 Atualizada em 01/05/2024 às 08h35
Por: Mauro Paes Corrêa
Compartilhe:
Foto: IA Microsoft/PB
Foto: IA Microsoft/PB

 

      Desde 2023, Urussanga está recuperando os postos de trabalho oferecido pela indústria,bem como pelo segmento de serviços, mas a recuperação salarial ainda ocorre abaixo do mínimo necessário para garantir o poder de compra. 

Continua após a publicidade
Anúncio

     Situação essa que ocorre não somente na iniciativa, mas também na administração pública municipal, onde neste ano, somente foi reajustado o salário, com base no INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Continua após a publicidade
Anúncio

     Na comparação com o quadro de vagas disponível na pandemia, houve recuperação quase total. A queda nas vendas do setor produtivo, em especial plástico e alumínio, acompanhadas pela queda nos números gerais da construção civil, trouxe um quadro alto de demissões entre 2021 e 2022. 

     Medidas pontuais, estabelecidas no governo Bolsonaro (2018-2022), minimizaram o impacto nas empresas em relação a folha de pagamento, o que permitiu desacelerar em parte, o aumento do desemprego.

     Porém, com a ausência de políticas mais efetivas que aproximem de fato o poder público e a iniciativa privada, na ampliação de setores de trabalho, com a criação de novas empresas, o teto máximo de empregabilidade em Urussanga, está próximo de ser alcançado.